Elevador de baixo impacto.
Para fazer com que o subir e o descer dos elevadores tenha um impacto menor no planeta, a thyssenKrupp E levadores decidiu inovar. Os novos modelos comercializados pela companhia não tem engrenagem em suas máquinas, portanto não necessitam de óleo durante a manutenção.Enquanto isso, o resíduo queimado recolhido de modelos antigos é separado e encaminhado para a reciclagem junto de produtos como estopas, vasilhantes, graxa e solventes.
A unidade de Thyssen em Santa Catarina, por exemplo, encaminhada para a reciclagem cerca de 300 quilos de resíduos do processo de manutenção todos os meses.
-> Madeira de Plástico.
Ela parece madeira, mas não precisa que nenhuma árvore seja derrubada só para áreas externas, a madeira plática, mais resistente a fungos e ás intepéries, começa a chegar ao mercado.
Costuma se dizer que a madeira plástica reúne o melhor do plástico com o melhor da madeira.
Em Estância Velha, no Rio Grande do Sul, as Acinplas iniciou a produção da nova madeira há 10 anos porque queria uma alternativa adequada aos resíduos que produzia em sua unidades.
O preço do material ainda é 3 vezes maior do que o da madeira tradicional.
Em compensação, a durabilidade é muito maior. A Madesplastdá garantia de 10 anos, por exemplo.
Além disso, a conservação é mais simples de ser feita e ela resiste mais tempo.
O caminho da Madeplast:
Resíduos termoplásticos como bombonas de água, garrafas pet e frascos de cosméticos são coletados, separados, limpos e moídos por uma rede de fornecedores de Madeplast.
Da mesma forma, sobras de madeira provenientes de podas de árvores ou de medeiras são classificadas e picadas antes de chegar á indústria.
Depois de misturados, os matérias seguem para o processo de extrusão. Com uma mudança de temperatura, a parte plástica derrete e se une á madeira. Dessa máquina, saem as tábuas de madeira plástica.
Dependendo do que se deseja com as tabus, elas são cortadas e encaminhadas para o acabamento final. É essa etapa que a madeira plástica ganha caracteríticas visuas parecidas com as da madeira convencional, como os nós.
> (Reportagens tiradas do jornal Zero Hora “ Nosso Mundo Sustentável”) <
Maira Anschau - Turma 312
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário